17 de August de 2017

30 anos do Centro Cultural de Campinas

Um dos primeiros castelos da paz da BSGI a ser totalmente concretizado a partir do empenho dos associados locais

Os três momentos do prédio: quando da compra (ruinas); quando da inauguração; e o futuro prédio a ser ampliado

Associados que estiveram em uma das sessões

Harue Kimura: gratidão ao presidente Ikeda

Era um prédio em ruinas e que necessitaria de uma reforma mais do que abrangente. Seria praticamente construir o novo prédio do nada. Mas a decisão dos associados foi determinante e em julho de 1987 foi inaugurada a Sede Regional Campinas. Hoje, 30 anos depois, esse castelo da paz da BSGI, após uma nova reforma que marcou os 25 anos de sua inauguração, passou a receber a denominação de Centro Cultural Campinas (CCCampinas). Um reconhecimento merecido a uma organização que tem a mesma idade da BSGI.


Em 1960 a BSGI foi fundada pelo presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, e era composta pelo Distrito Brasil e três comunidades: São Paulo, Campinas e Arujá. Os veteranos da época contam que eram cerca de 35 famílias espalhadas por várias cidades como Indaiatuba, Salto, Sumaré, Valinhos. A proposta humanística da filosofia do Budismo de Nichiren Daishonin, sua força e inovação, disseminou-se amplamente e em pouco menos de dois anos já se somavam perto de duas mil famílias, em uma região ainda mais ampla, abrangendo também as cidades de Americana, Jundiai, e um pouco mais tarde, Ribeirão Preto e Poços de Caldas-MG.


No último dia 22 de julho, a organização local comemorou, em duas sessões, os 30 anos da inauguração do Centro Cultural de Campinas. Hoje, cidades que antes eram parte da região de Campinas, passaram a ter suas próprias organizações, como Jundiaí, Americana, Ribeirão Preto. Cada qual com suas milhares de famílias associadas e sedes regionais próprias.
O evento que marcou os 30 anos deste Centro Cultural trouxe um pouco da história para recordar e louvar os esforços dos que vivenciaram a história, mas principalmente para os que estão chegando. Em vídeo, os participantes puderam conhecer um pouco do empenho dos veteranos para a concretização da obra.


“Tenho um sentimento profundo de gratidão a todos os companheiros, em especial ao dr. Ikeda que nos permitiu realizar o sonho desse castelo da paz”, conta uma das veteranas daquela época, Harue Kimura. Harue relatou em uma das sessões do evento sua contribuição na época para a inauguração da obra. Ela enfatizou a dedicação incansável da sra. Silvia Saito, à época, coordenadora do Núcleo Feminino da BSGI. “Ela foi de uma dedicação impressionante!”, exaltou Harue.


“Meu sincero desejo é que o avanço dos senhores seja o primeiro do mundo em alegria e beleza, consequência do refrescante diálogo que amplia a rede da maravilhosa amizade por inúmeras vezes, por meio do respeito mútuo, hasteando alto a bandeira do Humanismo Soka”, são palavras do dr. Ikeda em sua mensagem por ocasião do aniversário de 20 anos do CCCampinas.
A nova meta para este prédio, é a reforma para ampliação e tornar o prédio dotado de total acessibilidade. Ricardo Yoshioka, responsável da organização regional que engloba Campinas, apresentou o novo projeto as novas metas e desafios.


Representando a diretoria da BSGI, o vice presidente Miguel Shiratori parabenizou pelos 30 anos do CCCampinas e incentivou a plateia a manter-se focada em seus objetivos visando a expansão do Humanismo Soka para a transformação de toda a sociedade brasileira.


Ao final, os grupos artísticos, Taiyo, Nova Era (bandas marciais de música, masculina e feminina respectivamente) e Taiga (feminino de dança) realizaram suas performances emocionando e encantando os participantes que saíram do prédio convictos de que a força de suas realizações pessoais hão de reverberar pelo universo quântico de forma a revolucionar também os seus entornos e fazer despertar a consciência de valores humanos em cada cidadão deste planeta.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI