07 de July de 2021

A esperança nutre um espírito jovem

A juventude eterna é apoderar-se de todo potencial existente em si e encarar o impossível!

“Enquanto mantiver a esperança é possível permanecer eternamente jovem”, esta é a convicção do filósofo, pacifista e líder da SGI, dr. Daisaku Ikeda.  Em consonância a essa afirmação, a BSGI promove iniciativas para que uma legião de jovens valores humanos, desde os de tenra idade, até os mais experientes conquistem e mantem sempre o frescor e a vitalidade juvenil. Tradicionalmente, julho na BSGI, é o mês dedicado aos jovens. A todos os joviais em espírito!


“Acredito que a juventude pode durar a vida toda. A juventude interior não é uma questão de idade física. Em vez disso, é determinada pela paixão com que vivemos, o entusiasmo com que aprendemos, o viço e a energia com que avançamos em direção aos nossos objetivos de vida escolhidos”, afirma Ikeda.


Todos os grupos da BSGI são compostos por pessoas joviais, que encontraram na esperança – aquele sentimento que nos torna capazes de encarar o futuro como uma etapa promissora repleta de possibilidades – um meio de alcançar suas maiores aspirações e, com isso, despertar a coragem da juventude para enfrentar todos os desafios.


São indivíduos que se sentem necessários e por isso se empenham em favor daqueles que necessitam de sua atenção. É isso que os rejuvenesce e lhes dá energia! Por meio de seus esforços conseguem permanecer sempre vigorosos. E é com esse ânimo que transformam suas comunidades, tornando-as locais calorosos e acolhedores para se viver.


A existência plena só se conquista a partir do dinamismo com que lidamos com cada ocorrência, boa ou má. A paixão pela vida é uma conquista que tem de ser cultivada dia a dia, instante a instante. Para isso a idade cronológica é irrelevante. A chama de cada paixão é alimentada por um indivíduo que se apodera de suas potencialidades e não a desperdiça com adversidades momentâneas. “Não nos tornamos infelizes porque envelhecemos. Só nos tornamos infelizes quando ficamos cada vez mais relutantes em mudar com a idade”, ressalta o líder da SGI.


Quando mantemos viva a chama da juventude as esperanças brotam e nada se torna empecilho. Para um jovem de espírito, a esperança é a lenha que atiça as chamas da paixão por viver. “Nada é irredimível na juventude. Em vez disso, o pior erro que você pode cometer quando jovem é desistir de si mesmo e não se desafiar por medo do fracasso”, finaliza o dr. Ikeda.


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI