29 de January de 2019

Colégio Soka do Brasil fecha o ano com grandes realizações

Formaturas dos Ensinos Infantil e Fundamental coroam 2018

Plaeia atenta acompanha a cerimônia de formatura

Presidente da mantenedora, Julio China, entregou os certificados

Estudantes do Ensino Infantil

Apresentação artística de alunos do Ensino Infantil

Desde a sua fundação em 2000, o Colégio Soka do Brasil vem somando, ano a ano, diversas conquistas. Em 2018 foram obtidos, o tão aguardado International Baccalaureate (IB), programa educacional internacional e o ingresso no seleto rol de escolas associadas Unesco, órgão das Nações Unidas voltado à promoção da educação, ciência e cultura. A formatura do Infantil e Fundamental se deu no dia 8 de dezembro, no auditório do Centro Cultural da BSGI, no bairro da Liberdade em São Paulo-SP.


O fundador do Colégio, dr. Daisaku Ikeda, em sua mensagem especialmente redigida para a ocasião, enfatizou seus agradecimentos ao empenho de todos: “Desejo louvar do fundo do coração pelos vigorosos esforços e grande desenvolvimento de cada um de vocês, e pelos belos laços de amizade. Além disso, gostaria de bradar um ‘Viva!’ ao futuro tão promissor de vocês. Estão todos realmente de parabéns!”.


Ressaltou também, relembrando as palavras do presidente da Academia Brasileira de Letras, Austregésilo de Athayde, um dos integrantes da Comissão Redatora da “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, documento este que celebrou seu 70º aniversário no dia 10 de dezembro último. Athayde também era um claro entusiasta da educação Soka. “O ser humano precisa ter consciência e responsabilidade como ator principal do planeta Terra”, disse Athayde.


O fundador do Colégio reafirmou seu desejo de proporcionar a cada aluno Soka uma clara consciência da profunda missão como protagonistas na construção de uma nova sociedade. “Vocês são aqueles que, quanto mais adversas forem as circunstâncias, manifestam radiantes o espírito Soka de jamais serem derrotados (...) E, assim, aprendem, se forjam e adquirem habilidades sólidas, hasteando a gloriosa bandeira da perseverança. Mesmo que hoje algo pareça impossível, o coração do ser humano possui constantemente a sabedoria e a força para conquistá-lo. Confio a vocês, jovens a quem amo e acredito, a construção de uma grande rede de solidariedade dos cidadãos globais Soka que ampliarão a esperança e a coragem para o futuro, e edificarão o século da paz”.


O IB


O International Baccalaureate (IB) visa desenvolver jovens inquiridores, informados e cuidadosos que ajudem a criar um mundo melhor e mais pacífico por meio da compreensão e respeito intercultural. Para este fim, a organização trabalha com escolas, governos e organizações internacionais para desenvolver programas desafiadores de educação internacional e avaliação rigorosa. Esses programas incentivam os estudantes de todo o mundo a se tornarem partícipes, compassivos e ao longo da vida que entendem que outras pessoas, com suas diferenças, também podem estar certas.


Escolas Associadas da UNESCO no Brasil
Fundado em 1953, o Projeto da Rede de Escolas Associadas da UNESCO (PEA), comumente referenciado como Escolas Associadas da UNESCO, é uma rede mundial com mais de 8.500 instituições educacionais em 180 países.
As instituições associadas – que incluem creches, pré-escolas, escolas primárias, secundárias, técnicas, além de instituições de formação de professores – trabalham para apoiar a colocar em prática a compreensão internacional, a paz, o diálogo intercultural, o desenvolvimento sustentável e a educação de qualidade.
No Brasil, a coordenação da Rede PEA enfatiza a necessidade de fortalecer os quatro pilares da Educação para o Século XXI (aprender a conhecer, a fazer, a ser e a viver juntos) e de promover uma educação de qualidade. Os professores e alunos dessa Rede têm a oportunidade de trabalhar juntos em atividades além da sala de aula, a fim de desenvolver abordagens, métodos e materiais educacionais inovadores.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI