22 de April de 2021

Comunicação Humanística Soka completa 70 anos!

As sete décadas do jornal Seikyo é celebrada em todo o mundo

O jornal Brasil Seikyo é o nosso equivalente ao Seikyo Shimbun

A trajetória do jornal Seikyo sempre foi marcada pelo ideal de levar uma comunicação humanística que possibilitasse o empoderamento de seus leitores. Como protagonista dessa história, o presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda enfatizou sobre a celebração dos 70 anos: “crie a nova era com elevada disposição resoluta”.


Foi no dia 20 de abril de 1951 que nasceu o Seikyo Shimbun (jornal em japonês). E, desde seu início, a publicação conta com o empenho e dedicação incansável de uma legião de abnegados entregadores. Uma dessas pessoas, ciente da importância sua função, exclamou: “o Seikyo Shimbun exerce um papel fundamental para a promoção de uma correta concepção do humanismo Soka que tem como base o budismo de Nichiren Daishonin”.


A publicação hoje conta com milhões de assinantes em todo o Japão – diariamente são entregues 5,5 milhões de exemplares – e mantém-se íntegro e fiel aos princípios que o norteiam desde a primeira edição. Segundo Daisaku Ikeda:


1.Ser um jornal cujo teor desperte em seus leitores a disposição de se levantar e atuar em prol da cultura de paz, para a felicidade da humanidade, por meio de uma linha editorial que mantenha-se firme no combate às injustiças e o mal que assola o mundo.
2. Ser uma publicação com a qual todos possam manter uma relação estreita com o budismo de Nichiren Daishonin.
3. Ser uma “carta de incentivo” que ofereça coragem e esperança a todos os leitores, sejam membros da Soka Gakkai ou não. Portanto, tem o compromisso de servir a todas as pessoas como fonte de vitalidade, revelando um modo correto de vida como ser humano.


O jornal hoje traz muitas informações acerca do cotidiano da sociedade japonesa, pautando-se especialmente pela abordagem da cultura. Pautas que têm a ver com as diretrizes que sempre nortearam a publicação e que são relevantes para todos os cidadãos japoneses. A escolha das notícias gerais que entrarão em suas páginas é feita com base na premissa da disseminação do ideal de construção de uma cultura de paz perene.


As palavras do buda Nichiren são reveladoras quanto a esse aspecto: “A pessoa de sabedoria não é a que pratica o budismo à parte dos assuntos seculares” (CEND, v.II, p.389). “O Seikyo transmite ao mundo de forma cada vez mais clara e correta, e ainda, com coragem e sinceridade, palavras de uma verdadeira pessoa de sabedoria, de ‘prática da fé é a própria vida diária’ e de ‘budismo é a própria sociedade’, ressaltou o presidente da SGI em artigo que celebra a passagem desse aniversário de fundação.


E ele ratifica ainda: “Queremos proteger a vida de todos com informações corretas. Queremos enviar tranquilidade e coragem para o maior número de pessoas”.


Fruto maduro do outro lado do planeta


No Brasil, o jornal Brasil Seikyo é o semanário correspondente, fruto da publicação-irmã do Japão. A primeira e modesta versão levou o nome de Nova Era e foi publicada no sistema de mimeógrafo a álcool[i], no dia 3 de maio de 1965. Foi somente na edição 12 que recebeu a nova denominação que perdura até hoje: Brasil Seikyo, ou carinhosamente, apenas BS.


Assim como a “irmã mais velha”, o Brasil Seikyo tem como diretriz ser o grande interlocutor entre a Soka Gakkai e seus afiliados brazucas.


 Novos tempos


Sem dúvida, o jornal Brasil Seikyo deve seu desenvolvimento ao esforço e dedicação de seu público. Durante décadas, o empenho dos entregadores foi decisivo para o seu sucesso. Desde o início da pandemia, a publicação deixou de ser impressa para se tornar digital. Embora já houvesse uma versão online, migrar todo o conteúdo para o novo formato foi uma missão gigante para toda a equipe de produção.


Hoje, totalmente digital, a publicação está dia a dia buscando aperfeiçoar-se, com o objetivo de adequar-se aos novos tempos e atender tanto ao público que sempre o prestigiou, como aos novos leitores. Mas o que não mudou foi o espírito de manter-se como o veículo de disseminação do movimento humanístico Soka por todo o país.


Sua missão é mostrar a todas as pessoas o rumo para a paz e a felicidade, iluminando com os raios benevolentes do budismo o verdadeiro caminho do ser humano. Sua luta será também a de combater as maldades e injustiças que conduzem as pessoas à infelicidade. Num futuro próximo, as publicações da SGI serão reconhecidas mundialmente como referência para o estabelecimento da paz e felicidade do mundo.


 






[i] O mimeógrafo era um instrumento utilizado para fazer cópias de papel escrito em grande escala e utilizava, na reprodução, um tipo de papel chamado estêncil. Foi um dos primeiros sistemas de cópias em série utilizados principalmente para uso na educação.



Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI