29 de May de 2020

Editora Brasil Seikyo comemora 55 anos

A live em seu canal do YouTube reuniu mais de 10 mil integrantes da BSGI de todo o Brasil e também do exterior

A regência da canção da SGI fechou a live com alegria e entusiasmo

Shiratori relembrou que o presidente Ikeda orienta que devemos valorizar a vida humana

Meiry: BS+ é companhia segura para enfrentar o período de isolamento social

Tela da live da EBS com todos os participantes

Desde a primeira edição de sua principal publicação, o jornal semanal Brasil Seikyo, a Editora Brasil Seikyo (EBS) mantém-se fiel à sua diretriz: ser o elo entre os membros e os ideais de paz, cultura e educação da SGI. Comemorando os 55 anos de fundação, a EBS realizou uma live em seu canal do YouTube, no último dia 23 de maio, com a participação de mais de 10 mil membros de todo o país e alguns integrantes brasileiros que vivem no exterior. A live contou ainda com a participação do presidente da BSGI, Miguel Shiratori e da coordenadora do Núcleo Feminino, Meiry Hirano; além de todo o staff da EBS, liderado pelo diretor-presidente da editora, Ricardo Miyamoto.


 A live apresentou a história da EBS em um vídeo que também destacava a plataforma digital atualmente disponível a todos os membros cadastrados: o BS+. E durante toda a transmissão os grandes homenageados do evento foram os abnegados entregadores do jornal semanal, denominados há um ano pelo presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda como “Mensageiros da Esperança”.


Para ilustrar os feitos desses voluntários, um outro vídeo contou sobre o sentimento e a tenacidade desses guerreiros anônimos que fazem chegar semanalmente a publicação a dezenas de milhares de pessoas. Relatos como os de Reginaldo Corrêa Leal, de Ananindeua-PA, e de Maria Aparecida de Rezende, de São Paulo-SP, emocionaram e encantaram os espectadores.
Ricardo Miyamoto explicou sobre a decisão de interromper a impressão dos periódicos. Foi uma resolução necessária para proteger as vidas dos entregadores contra a exposição à Covid-19. E que a partir daí, o aplicativo BS+ foi ampliado para se tornar uma alternativa viável e segura a todos os assinantes, de modo a não interromper o fluxo de informações fundamentais para o público.


Miyamoto explicou ainda que, com o isolamento, os membros da BSGI vêm sendo incentivados a capacitar-se nas novas tecnologias a fim de manterem-se conectados com a organização. Encontros virtuais por meio de plataformas de videoconferência e visitas virtuais a famílias vêm sendo realizadas para nutrir a grande rede de solidariedade Soka, mesmo no isolamento. Meiry Hirano relatou alguns episódios com as protagonistas do movimento humanístico Soka, que encontraram nas páginas virtuais do aplicativo BS+ coragem e a companhia segura para enfrentar o período de isolamento social.


Entrevistado especialmente para esta matéria, o vice-presidente do Conselho Orientador da BSGI, Naoto Yoshikawa, ressaltou a grande evolução ocorrida na empresa desde a sua criação. A versão inicial do jornal tinha o nome de Nova Era e foi impresso em mimeógrafo a álcool. “Desde o Nova Era até hoje, foram muitos os avanços tecnológicos, mas sempre com o intuito de manter os membros integrados, oferecendo recursos para ajudá-los a superar suas adversidades”, explica Naoto. Ele ressaltou ainda que o mundo em que vivemos hoje exige de cada pessoa uma capacidade muito maior de buscar meios de enfrentar os desafios. “O isolamento social, necessário para proteger a vida dos companheiros, impõe uma mudança real a todos.


Conscientizar-nos para a importância das publicações que se esmeram em oferecer não só alento, mas ferramentas reais de se empoderar é o grande legado desses 55 anos”, enfatiza.
O presidente da BSGI, Miguel Shiratori relembrou que o presidente Ikeda orienta que devemos valorizar a vida humana. “Nós praticamos a filosofia que possibilita a cada ser humano edificar suas vidas no mundo real”, ressaltou. Ele colocou ainda que as mensagens contidas nas publicações da EBS são importantes não apenas ao público interno – membros da BSGI – mas a toda a humanidade, já que um dos fundamentos do budismo é a ação focada no indivíduo e que se alastra a todo o seu entorno, como ondas que se propagam por toda a superfície de um lago.
A live comemorativa teve direito também à canção sob regência de diversos “Mensageiros da Esperança” que, online de todos os recantos do país, impulsionaram o sentimento de manter o forte o elo entre todos por meio da leitura e estudo contidos nas diversas publicações da EBS.


Alguns depoimentos da live


Ao longo da transmissão foram coletados alguns comentários acerca do momento. Diógenes Brito da Cruz exclamou: “Sou entregador dos impressos, parabéns à EBS pelos 55 anos”. Outra “Mensageira da Esperança”, Rose Sonegá, registrou nos comentários: “Obrigada!!!Fui entregadora 8 anos quando responsável de bloco só tenho a agradecer a homenagem”.


Já Elaine Alves, outra participante, se emocionou com o relato de Júlia Joaquina Lombardi de Peruíbe, litoral sul de São Paulo. Júlia contou que é budista desde 1969 e sempre se desafiou buscando manter o espírito jovem. Tem 80 anos e é corredora. Sua última proeza foi participar de uma competição de corrida: 5 km em 45 minutos. Elaine escreveu sobre o relato: “que história! Aos 80 anos e com esse espírito juvenil e inspirador!”.


Susy Amorim comentou que “ontem mesmo estava ensinando um membro a baixar o BS +”, prova da decisão assertiva da EBS em produzir e disponibilizar o aplicativo ao seu público. E por fim, Lourdes Helena Camargo Oliveira, de Porto Alegre-RS escreveu: “Obrigada!!!! GRATIDÃO a todos os líderes! Maravilhoso!”.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI