11 de June de 2024

Em prol do que é correto e justo!

Hoje, mais uma vez, não seja derrotada. Hoje, mais uma vez, evidencie coragem, trilhando o seu caminho na estrada de seu juramento, na estrada da vitória! (Daisaku Ikeda)

Geni Suzuki é uma advogada que galgou degraus íngremes até desfrutar de uma posição privilegiada. “Sou filha de imigrantes japoneses e, desde cedo, entendi o quanto é maravilhoso viver em prol de um ideal”, enfatizou.


O título deste texto é algo que a guiou para a carreira do Direito e pelo movimento humanístico do budismo Nichiren da Soka Gakkai. No mês que se celebra a fundação do Núcleo Feminino, o relato dessa grandiosa integrante.


Nasceu no interior, família humilde de lavradores, pertence à terceira geração de budistas e a prática em família se iniciou com seu avô que trouxe o objeto de devoção do Japão, que abraçou nos tempos idos do segundo presidente da Soka Gakkai, o educador Josei Toda.


Geni compreendeu, desde muito cedo, que uma vida grandiosa tem de ser vivida em prol de sublimes ideais. “Eu decidi que não deixaria que a pobreza me vencesse”, contou. Por pobreza, ela quis dizer não só a financeira, mas a de vida. Sempre buscou elevar suas ambições rumo a algo maior que a sua própria vida. A vivência nos grupos infantis e juvenis da BSGI a moldaram para esse fim.


“O kofu [contribuição voluntária] me foi ensinado pelos meus pais como um gesto de retribuição e gratidão a tudo o que o budismo proporcionou à minha família. E é assim que encaro até hoje”, ressaltou. Geni reitera que sua vida só deslanchou, em todos os sentidos, devido a participação no kofu, sem nunca falhar uma vez sequer.


“Cresci protegida pela família e veteranos da organização, sempre desfrutando de inumeráveis benefícios. Fiz parte do Grupo 2001, atual Núcleo Estudantil, época em que além dos desafios financeiros, enfrentei graves problemas de saúde, mas graças à prática de todos os membros da organização, sobrevivi e hoje desfruto de uma condição mais estável financeiramente e ótima saúde”, relatou.


Todos os desafios financeiros vivenciados hoje são história. Na BSGI aprendeu a ter grandes sonhos e que todos eram possíveis. Quem a vê hoje não tem como imaginar a menina pobre de antes, vivendo na zona rural. “Com carinho e muita paciência dos veteranos consegui estabelecer uma base firme na prática da fé”, disse com emoção.


“Recordo-me vividamente que tive oportunidade de participar da Convenção de 1984 quando tinha 16 anos de idade. E hoje, após 40 anos, pude vivenciar esse momento histórico em que minhas duas filhas atuaram com alegria, na Convenção dos Jovens no último dia 26 de maio”, exclamou.


A receita de sucesso de Geni: exercitar a prática budista, como na academia de ginástica que requer foco e disciplina. Orar diariamente é um ato solitário, mas que se estiver munida de um ideal, passa a ser uma atividade prazerosa. Segundo ela, o Kofu é um desafio que não depende da vontade de outras pessoas, por isso sempre diz aos seus companheiros de fé que é o mais fácil. “E, como aprendemos no budismo, tudo é regido pela lei de causa e efeito; por isso a minha transformação financeira aconteceu na mesma proporção dos meus esforços em participar do Kofu com sinceridade, alegria e gratidão”, revelou.


“Hoje desfruto de uma condição que descrevo como além das minhas expectativas da juventude e continuo participando do Kofu com a certeza de estarmos criando o novo futuro”, enfatizou. De todos os benefícios obtidos com a prática budista, Geni relata que o maior é permanecer em sintonia com os ideais do movimento Humanista da SGI e assim dedicar a vida a um nobre ideal. “O tempo é implacável, por isso precisamos fazer escolhas certas com sabedoria, e eu escolhi me dedicar à causa que enobrece minha existência”, finalizou a advogada Geni.

Voltar para o topo

Outras notícias

July de 2024

June de 2024

March de 2024

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI