19 de June de 2024

Juventude Soka - Esperança do Mundo em ação!

O evento Y20 Pré Summit, contou com 25 jovens representantes da BSGI de Belém

Flagrantes do Y20; na foto da direita, Gabi, Ruan e Ádria

Três dos 25 representantes da BSGI, Ádria, Gabriela e Ruan, dedicaram parte de seu tempo para conversar com a reportagem sobre a sua participação nesse importante evento. Todos os três são membros da BSGI desde o nascimento. O Y20 Pré Summit contou com a participação de delegações internacionais de membros do G20 e de países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), representantes de todos os estados brasileiros e lideranças jovens e ativistas sociais e ambientais. Este é um evento preparatório para o encontro Y20, previsto para acontecer em agosto, no Rio de Janeiro.


****


A professora de língua inglesa, Ádria Letícia Queiroz Benjamin tem 25 anos e é graduada pela Universidade Federal do Pará. A liderança jovem da BSGI de Belém a incentivou a participar do evento, enfatizando o quanto seria importante. Sendo internacional, o idioma inglês era essencial. “Inicialmente não poderia devido ao trabalho, mas percebi que seria uma oportunidade única e determinei que participaria!”, contou.


Dentre pontos do que a tocaram: no painel de discussão com a delegação internacional, já tinha conhecimento que a questão ambiental abrange vários aspectos, político, econômico e social, mas compreendeu que atinge também o aspecto psicológico. “Muitos jovens acabam perdendo a esperança de um futuro devido à crescente escalada de destruição ambiental, seja por catástrofes naturais seja por danos causados pelo ser humano”, enfatizou. Ela não tinha refletido nesse ponto e percebeu que estava também sendo afetada.


Por fim a questão com os refugiados. Ádria não tinha parado para pensar em como estas pessoas estão vivendo de forma precária e o quanto é necessário rever a forma como lidamos com os imigrantes. É preciso oferecer mais, é preciso dar-lhes dignidade pois são todos membros da mesma família Humana.


Participar desse evento ajudou-a a perceber o quanto a Soka Gakkai está sempre à frente de todas essas questões pois ouvia sobre isso desde quando fazia parte do Núcleo Estudantil (infanto-juvenil). “Por outro lado, sabemos da nossa missão que é a de levar essa discussão de forma bem mais rápida e ampla para um número cada vez maior de pessoas. É muito interessante perceber que com a base do budismo nós já vimos estudando há muito tempo sobre empoderar a juventude, sobre colocar essa juventude à frente, na liderança de forma ativa e assertiva na sociedade”, relatou.


Ela compartilhou no seu grupo como a Soka Gakkai está empenhada em promover jovens dispostos a transformar o mundo para uma geração que ainda nem nasceu. E ressaltou que interagir com outras pessoas, conhecer outras visões e ideias foi uma oportunidade transformadora.


****


O matemático Ruan Vinagre Furtado, de 23 anos, ressaltou que a esperança demostrada pelos jovens participantes, a sua preocupação com o futuro e a força demostrada foram pontos que o tocaram. Ele percebeu com mais intensidade o quanto os jovens têm a esperança de mudar a realidade na sua localidade e tem uma preocupação global e climático, e não vão medir esforços para conseguir concretizar esse objetivo, sair da teoria e de forma prática mudar a suas realidades.


E notou ainda que a Juventude Soka está em completa sintonia com essa visão de mundo. “Os participantes desse evento são pessoas que estão pensando nas gerações futuras, que querem o melhor para o mundo, pensam no melhor para todos, pensamento esse que a juventude Soka já tem no sangue”, relatou.


“Gostaria de compartilhar um momento em que perguntaram qual o sentimento para o futuro. A maioria dos que levantaram a mão disse que sentia raiva e medo. Após a discussão e todos apontaram suas ideias para o futuro, o moderador voltou a perguntar e todos disseram que tinham o sentimento de esperança. Achei isso bem legal, pois todos puderam perceber que não estão lutando sozinhos por um futuro, mas que têm muitos com o mesmo pensamento de mudança e de um mundo melhor”, contou feliz.


****


A professora de Geografia, Gabriela Viana Bastos tem 24 anos e conquistou uma vaga nesse seleto grupo por ser voluntária na monitoria da exposição Sementes da Esperança e Ação, em exibição em Belém desde o dia 5 de junho.


Contou que ficou muito tocada com a participação de garotos e garotas do Núcleo Estudantil que, mesmo apreensivos, compareceram com o coração puro, dando o melhor de si, opinando e ouvindo atentamente os mais velhos e sem esconder a emoção. O apoio dos veteranos da BSGI foi outro ponto que a emocionou. “A todo momento nos incentivaram e nos ajudaram a nos preparar. Mesmo tendo pouco tempo para nos prepararmos, eles foram incansáveis em acreditar que nós somos capazes de estar lá representando a BSGI da melhor forma”, ressaltou.


E, o que mais a marcou: a real sensação de ter se tornado, de fato, uma cidadã do mundo como ela sempre ouviu os companheiros da Soka Gakkai lhe dizerem desde a infância.


Para ela o evento teve tudo a ver com a Juventude Soka e os jovens em geral são mesmo a esperança do mundo. O evento evidenciou realmente o mundo de hoje precisa de cada JOVEM DE ESPERANÇA. “Precisa que nós sejamos os melhores cidadãos que podemos ser dentro de nossa realidade”, relatou.


Gabriela ressalta que o momento é de profunda gratidão e de responsabilidade por estar representando toda a magnitude da Soka Gakkai no mundo. “E também pude perceber que todo o ensinamento que recebi dentro da Gakkai desde pequena, tanto nos núcleos de base quanto na banda musical feminina Asas da Paz, me prepararam para esse momento: o de representar toda a BSGI perante a sociedade”, finalizou a geógrafa.

Voltar para o topo

Outras notícias

July de 2024

June de 2024

March de 2024

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI