07 de May de 2021

Mãe Soka: uma força da natureza

Elas compõem um grupo de pessoas cuja energia emanada se espalha calidamente por todos com quem convivem

Maio é o mês dedicado àquelas que preservam à dignidade da vida: as mães. Mas um grupo bastante seleto e bastante motivado se destaca silente e anonimamente, cujas grandiosas ações as destacam do todo, são as Mães da Soka Gakkai. O presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda ressaltou: “mesmo que a chuva caia abundante e o vento sopre furioso, o sol sempre se levanta. Assim são as mulheres Soka, os sóis do lar, da família, da sociedade”.


Segundo ele, as ações das mulheres Soka, que encorajam os outros constantemente com seu sorriso inabalável e genuíno, são sem qualquer sombra de dúvida, ações de um Buda. A história da Soka Gakkai está repleta de exemplos que comprovam essa afirmação. Nesse exato momento, enquanto o mundo se debate frente ao maior desafio sanitário já vivenciado na História, milhões de mulheres Soka estão empenhadas em oferecer conforto, solidariedade e afeto, não somente aos seus familiares, mas a todos os companheiros Soka.


O dia 3 de maio é o Dia das Mães da Soka Gakkai, um dia que se celebra não apenas a maternidade inerente a todas, mas a força da natureza representada por essas abnegadas mulheres. Em cada canto do planeta em que existe a semente da Soka Gakkai, existe uma mulher Soka que com sua força materna inerente doa-se incondicionalmente ao ideal de construção de uma sociedade fraterna e pacífica, por meio da promoção de diálogos de incentivo de vida a vida, encontros, estudo dos escritos budistas, tanto individual como em grupo e da prática budista diária.


Um breve poema do dr. Ikeda enfatiza com brilhantismo o sentimento embutido em todas essas ações:


Nossa brilhante
rede de mulheres
nunca hesita.
É uma brisa cintilante
de eternidade, felicidade,
verdadeiro eu e pureza.


De onde vem a força que emana tão poderosamente dessas mulheres? Vem da sólida base filosófica do Humanismo do budismo Nichiren. A Soka Gakkai é uma organização que tem consciência da importância do estabelecimento de uma verdadeira igualdade de gênero para que haja efetiva evolução tanto individual como coletiva. Seu comprometimento em manter as ações no sentido de criar a base solidária e popular, tem a ver com o sentimento de oferecer os meios para que todos superem suas limitações, fundamentando-se nos esforços para proteger a vida e a dignidade de cada indivíduo.


Nesse sentido, o dr. Ikeda sugeriu em uma de suas Propostas de Paz anuais que envia à ONU, a criação de uma década internacional para o empoderamento das mulheres, encorajando todas as esferas sociais ao engajamento de ações que promovam a transformação social. O ODS 5 – Igualdade de gênero só será obtido a partir de um esforço conjunto que una todos em prol dessa proposição.


Ele ressalta: “O empoderamento feminino não pode ser uma agenda opcional: é uma prioridade urgente para muitas pessoas em situações graves (...) Baseado no compromisso budista de defender a dignidade de todas as pessoas, a SGI atua consistentemente para ampliar o alcance do empoderamento das mulheres (...) De toda forma, espero que possamos unir as vozes da sociedade civil para criar um impulso para o estabelecimento de uma década internacional do empoderamento feminino”.


Esperança, dignidade, segurança e paz. São esses os desejos de todas as pessoas do planeta e os meios para se atingi-los passam necessariamente pela busca por uma sociedade em que homens e mulheres possam se unir, sem discriminação, em busca de suas metas 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI