27 de July de 2017

O futuro é jovem!

Líderes do Núcleo Jovem da BSGI dialogam sobre as perspectivas quanto ao iminente curso de aprimoramento

Líderes da DJ da BSGI

Na contramão do sentimento de pessimismo e crise política e econômica mundial, a juventude da BSGI desafia todos os prognósticos e se lança a uma impressionante missão: viajar ao Japão para participar de um curso de aprimoramento da SGI. De 5 a 11 de agosto, esse seleto grupo de 200 representantes jovens partirá rumo à Terra do Sol Nascente com o firme propósito de alavancar suas vidas e acumular experiências que enriqueçam não apenas as suas vidas, mas as de todos os companheiros da BSGI de suas localidades.


 Quase 2400 jovens de todo o país se inscreveram. Todos possuem a coragem e a determinação de legar ao mundo as suas vidas, empreendendo grandes ações que promovam futuros melhores para todos à sua volta. “Existem muitas pessoas que buscam contribuir com a mudança deste mundo. Pessoas de todos os níveis de escolaridade, condição social ou etnia. Porém, a juventude da BSGI não fica apenas na busca, ela realmente transforma!”, enfatiza Fabio Hideki Endo, líder do Núcleo Jovem.


Aprimorar a si mesmo com a plena consciência de que este ato contriuirá efetivamente para o avanço de toda a sociedade é o exemplo que mais chama a atenção deste grupo. São oriundos de praticamente todos os estados brasileiros, cada qual com sua cultura, sotaque e profissão, mas como uma coisa em importantíssima em comum: o ideal!


Sobre isso o presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda escreveu “precisamente porque sou cidadão comum, posso agir sem as restrições do lucro, posição ou política. Minha única posição é a de um ser humano comum, e é nesse papel que eu espero, de alguma forma, construir e consolidar o desejo de paz em um compromisso global”. Ikeda é o grande mentor desses jovens pois desde que iniciou sua caminhada rumo à disseminação dos ideais humanísticos do Budismo de Nichiren Daishonin ao mundo, há 70 anos, sua determinação jamais arrefeceu.


“Cada um dos participantes desse grupo é um líder determinado e consciente de seu papel nesse cenário brasileiro”, conta Joelma Sueko Tokusato, líder do Núcleo Estudantil. Leonardo Akihito Saito ressalta ainda que eles decidiram dizer não às tragédias e às crises e desafiar circunstâncias opostas para participar deste aprimoramento. “O jovem da BSGI sonha alto, ousa e desafia a si mesmo!”, exulta.


Monique Tiezzi den Hartog, líder do Núcleo Jovem Feminino, destaca que a seleção foi uma das tarefas mais difíceis que já empreendeu. “Como escolher entre milhares de pessoas, cada qual mais merecedora, mais destemida, com histórias incríveis de superação e transformação?”, era a pergunta que se fez durante todo o processo. Os critérios, a maior parte totalmente subjetivos, basearam-se em muita benevolência e também na distribuição geográfica. Todas as regiões do país têm representantes, assim como a maior parte dos estados. “Há pessoas que já nasceram de lares de budistas e há pessoas que têm 2 ou 3 anos apenas de vivência na BSGI. De profissões diversas, origens e etnias também diversas. Um grupo que representa a grande e rica diversidade cultural deste país gigante”, enumera Joelma.


A equivalência de gênero também: exatos 100 rapazes e 100 moças. Desde a divulgação da seleção já realizaram quatro encontros para incentivo mútuo e conscientização do grande papel que desempenharão nessa viagem. “Mais do que o que farão no Japão é o que farão ao retornar ao Brasil. Acreditamos que o embate maior é o que virá depois, muito embora todos estejam enfrentando circunstâncias desafiadoras nesse processo de preparação para a viagem”, conta Fábio.


Para celebrar os 70 anos de empenho de seu mentor, dr. Daisaku ikeda, os 200 jovens brasileiros preparam a canção Praia de Morigasaki, de autoria do homenageado, e segundo o líder do Núcleo Jovem Masculino, Leonardo Akihiro Saito, “será entoada em um dos eventos marcados para acontecer durante a estada no Japão”. Outro presente é um álbum de fotos de cada localidade em que as centenas de grupos de jovens de todo país esmeraram-se em retratar cenas inesquecíveis nos locais históricos ou pitorescos. Cada foto buscou retratar a energia e a garra que cada jovem possui e seu compromisso de mostrar ao mundo que a BSGI é a organização deste país que se recusa a aderir ao pessimismo e mantém-se firme em seu propósito pela paz, justiça e harmonia entre os povos.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI