09 de December de 2021

UFPE outorga título de Doutor Honoris Causa a Daisaku Ikeda

Trajetória e legado únicos no mundo foram exaltados na cerimônia ocorrida no último dia 4

“Apesar da narrativa se aproximar das odisseias dos heróis mitológicos, estamos aqui para homenagear a história de vida de um homem real”, iniciou o professor Madson Góiz Diniz, em seu discurso panegírico a Daisaku Ikeda. Na manhã do último dia 4 de dezembro, a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, reuniu-se para uma declaração de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao presidente da SGI, propositura foi feita pelo magnífico reitor, prof. dr. Alfredo Macedo Gomes.


O discurso panegírico destacou que o título de Doutor Honoris Causa é uma honraria destinada às pessoas que têm contribuído para o progresso da Universidade, da região ou do país, ou pela sua atuação em favor das ciências, letras, artes ou cultura. E a vida marcada por objetivos, encontros, desencontros e reencontros em sua busca por um sentido, foi exaltada ao longo do discurso que pontuou suas grandes conquistas e realizações. Em especial, a fundação da Soka Gakkai Interrnacional - SGI, em 1975, que hoje é uma Organização Não-Governamental ligada às Nações Unidas. Deste mesmo órgão é parte ainda do Alto Comissariado para refugiados; ao Departamento de Informações; à Unesco e à Organização das Associações.


Com cerca de 12 milhões de associados em todo o mundo e presente em 192 países, a SGI é uma das mais importantes e atuantes associações no que se refere à promoção da paz. “Para nós da UFPE é uma honra e um prestígio tê-lo no rol das figuras ilustres. Doutor Daisaku Ikeda, na UFPE, casa de Paulo Freire, é também, a partir de hoje, a sua casa! ”, Com essas palavras, se encerrou o discurso de apresentação do homenageado. A seguir, alguns trechos do discurso de agradecimento do laureado, dr. Daisaku Ikeda, proferido pelo presidente da BSGI, Miguel Shiratori: 


Em primeiro lugar, sinceros parabéns pelos 75 anos de fundação da Universidade Federal de Pernambuco. Representando os membros da Soka Gakkai Internacional presente em 192 países e territórios, manifesto minhas mais sinceras e efusivas congratulações pela auspiciosa celebração de vossa magnificente instituição acadêmica que, ao longo dos anos, vem transmitindo a luz da sabedoria e da esperança para o povo, assumindo uma visão extraordinária da “transformação e desenvolvimento da humanidade”. (..)


Conforme o professor Freire personificou: a educação, não significa embutir o conhecimento, mas é uma atividade que faz resplandecer “a dignidade da pessoa humana”. Por meio da observação do mundo junto com as pessoas, dando as mãos aos demais, lutando com esperança. É por meio de ações pelo bem do povo que os jovens se empoderam fortemente. Nesse sentido tenho a firme convicção de que os jovens do Brasil e do mundo que hoje estudam diligentemente e se empenham para contribuir em prol das pessoas suportando resistências adversidades alcançarão sem falta um vigoroso voo impulsionando o início de um novo capítulo na história da humanidade. (..)


Os professores devem descer do trono no qual são alvo de respeito e se tornar serventes que instruem aqueles que buscam escalar o trono do aprendizado. Não devem ser mestres que não são próprios como modelo, mas parceiros que os conduzem pelo exemplo. Com essa convicção do professor Makiguchi assim como o professor Freire considera importante não a transmissão unilateral do conhecimento, mas inspirar a sabedoria do mútuo aprendizado por meio do diálogo.


Que cidadãos globais, jovens ou idosos, homens ou mulheres, apaixonados pelo estudo se encham dessa alegria meu desejo é que, dessa maneira, juntos alçar voo juntos, completar alcançar “o século da educação”, aspirado tanto por Tsunesaburo Makiguchi, quanto Paulo Freire , tal como consta no trecho do hino de altivo orgulho de vossa instituição: “manter a mesma fé e subir, tenhamos nós igual mocidade, rebrilhe na alma a luz que virá. O azul do céu tem mais claridade, a vida ao sol, feliz, sorrirá ”.


O vice-reitor, Moacir Araújo, relembrou o lema de comemoração: “transformando pessoas que transformam o mundo” e ressaltou que é o retrato da história de vida de Daisaku Ikeda e do professor Paulo Freire. Anunciar também a criação do observatório que levará o nome do laureado da manhã. “Ambos [ Daisaku Ikeda e Paulo Freire ] estão sempre junto a nós, nos ajudando a transformar pessoas que transformarão o mundo!”, Enfatizou o vice-reitor.


“O título outorgado pela UFPE ao dr. Ikeda é o do número 398, fato que nos enche de orgulho e respeito ”, reafirmou o magnífico reitor, Alfredo Gomes. Lembrou ainda o diálogo entre Daisaku Ikeda e o presidente da Academia Brasileira de Letras, o Austregésilo de Athayde, em que ambos discorreram sobre a cultura e a sociedade, tendo em vista a brasile paz e a educação. “Esse encontro sobre humanismo, rede mundial de direitos humanos, a dignidade humana como propósito é fundamental para o novo milênio, para o século XXI, ficou guardada essa preciosidade que acende toda a nossa confiança quanto ao melhor destino para a nossa humanidade”.Encerrou sua fala ressaltando que é possível conhecer a grandiosidade de uma universidade pelos laureados com o título de Doutor Honoris Causa outorgados, pois são pessoas desenvolvem ideias se vinculam com os objetivos da instituição, selecionados em comum acordo pelo colegiado acadêmico. “Para nós é uma honra ter o dr. Ikeda entre os nossos Doutores Honoris Causa ”Vida longa ao dr. Ikeda! ”, Exclamou o reitor Gomes.


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI