18 de November de 2020

UFPI outorga título de Doutor Honoris Causa a Daisaku Ikeda

Aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário, a cerimônia solene aconteceu no salão nobre da instituição federal

O presidente da BSGI, Miguel Shiratori e o reitor da UFPI prof.dr. José Arimateia Dantas Lopes

A autora da indicação: prof.dra. Cleania de Sales Silva

Às vésperas da celebração dos 90 anos da Soka Gakkai, na manhã do dia 17 de novembro, foi realizada a sessão solene da outorga do título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Piaui, para o poeta, filósofo, pacifista e presidente da SGI, Daisaku Ikeda. Em respeito às normas de biossegurança, cerimônia foi realizada no salão nobre do campus Teotônio Vilella, na capital Teresina, e transmitida ao vivo pelo canal da UFPI no YouTube. No mundo da SGI foi o primeiro realizado nessa modalidade e a única homenagem dessa magnitude de 2020.


Tal honraria é concedida somente a indivíduos que realizaram ações de grande relevância em benefício da ciência, cultura, educação, à academia e à paz no mundo. Trata-se da maior honraria que a Universidade outorga e sua concessão só se concretiza após a devida apresentação e aprovação pelo Conselho Universitário de cada instituição.


A solenidade foi presidida pelo magnífico reitor, professor doutor José Arimateia Dantas Lopes e teve participação da pró-reitora de Extensão e Cultura, profa. dra. Cleania de Sales Silva, autora da proposição do título – aprovado por unanimidade pelos membros do Conselho Universitário da UFPI (CONSUN) – e o representante do homenageado, presidente da BSGI, Miguel Shiratori.


Também prestigiaram o evento em participação remota: a vice-veitora da UFPI, profa. dra. Nadir do Nascimento Nogueira e o representante da RENE/ANDIFES (Rede Nordeste de Universidades Federais) prof. dr. José Daniel Diniz Melo, reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


Em sua saudação para a ocasião, o reitor da UFPI, enfatizou a profunda relevância da concessão do título. “A outorga do título de Honoris Causa ao dr. Daisaku Ikeda pode ser entendida, principalmente, como um reconhecimento à sua história de luta e ao seu legado em defesa da paz mundial e de uma educação comprometida com a humanização e a superação das causas fundamentais do conflito humano”, ressaltou.


Segundo ele, a outorga do título a Daisaku Ikeda é um reconhecimento à sua grande história de vida, marcada pela incansável luta em defesa da paz no mundo e da construção de uma educação comprometida com o humanismo, por meio da superação das causas fundamentais do conflito humano. O reitor enfatizou ainda que “a síntese da biografia do Dr. Daisaku Ikeda, apresentada por nossa pró-reitora de Extensão e Cultura e proponente desse título, não carece de qualquer complementação para justificar tal concessão. Aliás, ela apresentou razões que excedem, em abundância, o que se poderia esperar de um agraciado”.


Em sua fala. a profa. dra. Cleania de Sales Silva, pró-reitora de Extensão e Cultura e autora da indicação, discorreu sobre a obra literária de Daisaku Ikeda. Segundo ela, Ikeda tem contado e reescrito muitas estórias humanas, pautadas na fraternidade, no amor ao próximo e na justiça. “Nesta trajetória, tem-se constituído um grande extensionista, prestando serviços significativos a comunidades carentes e socializando mundialmente a cultura da paz. Foi exatamente por todas essas ações que a professora apresentou a indicação ao Conselho.


 


Breve histórico


Em 1993, quando esteve pela última vez no Brasil, Daisaku Ikeda foi empossado como sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras, por indicação do então presidente da instituição, Austregésilo de Athayde. Desde então foram centenas de títulos, honrarias, prêmios no mundo inteiro. No Brasil, além do já citado, Ikeda recebeu  títulos de Doutor Honoris Causa das seguintes instituições: Universidade Federal do Rio de Janeiro, também em 1993; Universidade Estadual de Londrina em 2004; Universidade Federal da Paraíba, 2018; Universidade Federal de Sergipe e Universidade Federal Rural de Pernambuco, ambos em 2019.


 


Para assistir a solenidade acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=vKWV9HAU2d8


 


Crédito das fotos: Assessoria de Comunicação da UFPI

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI