21 de September de 2020

Uma árvore chamada Soka Gakkai

Da semente plantada há 90 anos desponta no horizonte da história como uma frondosa árvore

Seus ramos são firmes e seus frutos exalam um aroma de frescor convidativo. O tronco é sólido e pujante, rijo mas com flexibilidade e leveza, permitindo que a ramagem desfrute dos ares com liberdade sem contudo se deixar levar pelo vento. Já as raízes se plantam sólidas e bem fincadas no solo. Aprofundam-se com vigor na terra que as nutre com tranquilidade saboreando os ricos componentes a despeito da aridez aparente. Essa é a árvore Soka!


Da semente plantada há 90 anos desponta no horizonte da história como uma frondosa árvore, crescendo e se desenvolvendo como um ícone, inabalável mesmo em meio às maiores tempestades e furiosos ventos.


A ardente chama de amor pela humanidade iniciada pelo sublime desejo de dois educadores idealistas – Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda – é hoje um movimento global que nutre seus inúmeros frutos de pulsante esperança e fé.


“A paz, o mais profundo sonho de todas as pessoas”, essa frase de seu atual líder, Daisaku Ikeda, resume com exatidão o sentimento que une cada integrante desse movimento e é o que o impulsiona há nove décadas.


Pois, cada indivíduo sabe que:


(...) Cabe a nós construirmos um mundo sem guerras. Cada um deve se perguntar se é meramente uma tarefa impossível, ou se deve continuar a desafiar, mesmo em meio às maiores dificuldades – todo o destino do século XXI depende desta decisão." (Daisaku Ikeda, fragmento do ensaio: "Pensamentos sobre a paz")


Iniciamos aqui uma série de postagens que tem como objetivo, contar em poucas palavras, a história desse movimento ímpar. E cada um de nós é protagonista e coadjuvante nesse comovente enredo. Venham conosco!


 #BSGI60ANOS


#SOKAGAKKAI90ANOS

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI